Artista: The Yardbirds
Origem: Londres, Inglaterra
Ano: 1964
Gênero: Blues, R&B
Formado em Surrey (Londres, Inglaterra), em 1963, o Yardbirds é um grupo até hoje cultuado entre os mais saudosistas do Blues e da chamada "Invasão Britânica" dos anos 60. Famosa por ter revelado três grandes monstros da história da guitarra (Eric Clapton, Jeff Beck e Jimmy Page) a banda começou bem despretenciosamente tocando covers de R&B e Blues de grupos estadunidenses. A primeira formação da banda contava com Keith Relf (vocal), Jim McCarty (bateria), Anthony Topham (guitarra solo), Paul Samwell-Smith (baixo) e Chris Dreja (guitarra). Essa formação logo se desfez, pois o jovem Topham (que na época tinha surpreendentes 16 anos) deu lugar à experiência e experimentalismo de Eric Clapton, que em pouco tempo já caiu nas graças dos grandes fãs de Blues e R&B da época.
Este álbum se trata do primeiro álbum gravado pela banda em 1964, que foi o único que explorou o lado realmente puritano do Blues e, por esse motivo, marcou a saída de Eric Clapton que mantinha convicta suas raízes no Blues clássico e no R&B forte que tanto o influenciaram no decorrer de sua carreira.
Nota: Logo após sua saída do Yardbirds, Clapton 'perambulou' por alguns grupos expressivos de Blues do cenário britânico e após se unir com o baterista Ginger Baker e o vocalista e baixista Jack Bruce formou a lendária banda "Cream", que em breve postaremos aqui.
See You In FUCKING Hell!
Line-up:
Keith Relf - Vocal
Eric Clapton - Guitarra Solo
Chris Dreja - Guitarra
Paul Samwell-Smith - Baixo
Jim McCarty - Bateria